A Ciência Simples da Higienização das Mãos: Um Guia para Saúde Melhor

Como a Limpeza Regular das Mãos Pode Ser Sua Primeira Linha de Defesa Contra Doenças
Scroll

Água e sabão são eficazes para eliminar todas as sujeiras e microorganismos transitórios.

Contatos com objetos e pessoas fazem com que nosso corpo adquira alguns germes. Como eles são invisíveis a olho nu, não são tomadas as devidas medidas de prevenção. Pelas mãos é a maneira mais fácil para isso acontecer. Ao apertar um botão de elevador, segurar em barras de transportes públicos, puxadores de portas ou até mesmo cumprimentar outras pessoas apertando a mão é transmitido muitos micro-organismos.

Conhecidos como flora transitória, os micro-organismos que a pele adquiri através de contatos, podem ser evitados se as mãos forem lavadas adequadamente. É indispensável que desde criança tenha o hábito de ter um cuidado especial com essa lavagem e também entender os benefícios que isso pode trazer à saúde do ser humano. Fazendo a higienização é possível eliminar o suor e a oleosidade, reduzindo a possibilidade de infecções.

Os profissionais da área de saúde devem ter um cuidado ainda maior com essa higiene, pois estão sempre em contato com pacientes contaminadas. Pode levar de 40 a 60 segundos para que a lavagem seja completa e sempre deve ser feita em água corrente. Caso seja feita em torneiras com contato manual para fechar, é indispensável o uso de papel toalha para o procedimento.

Infecções respiratórias e estomacais, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, dores de ouvido, são exemplos de doenças que podem ser evitados ao manter sempre as mãos limpas. “Eu confesso que não acreditei no começo quando o médico me disse que minha gripe contínua era causada por falta de lavar as mãos, mas depois que peguei esse hábito, é muito mais difícil ficar doente”, informa I.A., 25.

Quando lavar?
Antes de comer, manipular ou preparar comida, manipular utensílios esterilizados para alimentação de bebês, preparar alimentos para crianças e colocar lentes de contatos. Antes e depois de tocar em uma ferida, dar medicamentos, fazer curativos, cuidar de uma pessoa que esteja doente. E, depois de manipular alimento cru, como por exemplo, carne, aves e peixes, usar o banheiro, trocar fralda, ter contato com sangue, tocar em animais e seus objetos e tocar em superfícies sujas, como panos de limpeza, lençóis, ralos ou chão.

Como lavar?
O procedimento é simples e são necessários apenas sete passos para que a limpeza esteja completa. E pode ser feita com sabão e água nos casos em que as mãos não estejam visivelmente sujas e com álcool em gel, quando as sujeiras estiverem visíveis.

“Uma dica bem interessante é carregar na bolsa aqueles frascos de álcool em gel que pode ser comprado em qualquer farmácia, para limpezas rápidas do dia a dia”
indica a enfermeira Regina Lemos.

Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – Abralimp

Fonte: FIAM FAAM

Converse com um especialista

Conheça os produtos e soluções que podem elevar o padrão de higiene e limpeza no seu ambiente de negócios.

Vamos conversar